sábado, 26 de fevereiro de 2011

O verbo da vez...


Aprender. Aliás, este tem sido o "verbo da vez".
Aprender é difícil, requer esforço, vontade e ás vezes, humildade. Porém, nem sempre aprendemos o que queremos. Podemos aprender que para confiança existem limites. Que você pode estar sendo enganado sem minimamente desconfiar. Pode aprender que, para citar Drummond, "por mais que você se importe algumas pessoas simplesmente não se importam". E aprende que você pode considerar alguém seu amigo. E o seu amigo fazer um conceito errado (diferente?) sobre você e mesmo sobre a amizade.
Não quero me estender falando de algo que não me agrada. Algo que pode abrir uma fonte de arrogância e orgulho. Que me faz ser taxado de mal e sarcástico. E o pior, que me dá abertura para pensar coisas horríveis sobre os outros, mas, principalmente, sobre mim mesmo.

O importante pra todos nós, e principalmente pra mim é compreender o seguinte: nossas ações determinam reações que fogem ao nosso controle. E é preciso pensar muito antes de tomar qualquer atitude que magoe o próximo.

Levo a fama de "sarcástico", "arrogante", que "fala o que pensa" e "se acha o tal"... contudo, acredito nunca ter levado uma situação que poderia magoar um amigo tão longe.

Até pode ser que tenha faltado respeito, humildade, consideração e, principalmente, SENTIMENTO.

Se escrevo este texto, não é pra dizer que sou "bom" e humilde pra reconhecer minhas faltas, mas sim pra dizer que não posso permitir que minhas atitudes, muitas vezes, babaca abale ou finde uma amizade.

Não sou "bom" e nem humilde, repito. Por isso, envio e-mails e tantos outros textos que falam e falaram de amizade.

Mas, quem sabe um dia... me encha de "bondade" e "humildade" e reconheça pessoalmente o quanto UM AMIGO é importante em minha vida. Enquanto esse dia não chega, contente-se apenas em receber e-mails.

E antes que me esqueça, não quero perder amigos. Então, desculpe a minha arrogância, o meu sarcasmo, meu orgulho, minhas indelicadezas e desrespeito.

Agora chega, não espere um EU TE AMO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário